sábado, 17 de janeiro de 2009

O PALCO

Todos os anos, para os dias da festa, 24 e 25 de Agosto, a Comissão enfrentava sempre o mesmo problema, a cedência de um palco pela Câmara Municipal de Vinhais, e a cobertura do mesmo.
A Câmara tinha palcos para ceder às suas freguesias, no entanto, tinham que ser solicitados com muita antecedência, correndo-se o risco de no dia da festa o palco estar noutros eventos que não na aldeia que o solicitava. Como S. Pedro tem a mania de se juntar a esta festa, a probabilidade de chover nesses dias é elevada, daí que o palco teria que ser coberto. Essa cobertura era mais um encargo da Comissão de Festas.
Foi então, que por volta de 2000/01 se decidiu por mãos à obra e construir um palco definitivo já coberto e a sua localização ficou no novo espaço da festa. O mesmo cresceu com a ajuda da Junta de Freguesia, a cobertura foi oferecida por Carlos Costa e os toldos laterais comprados pela Comissão de Festas, da qual eu fazia parte.
Haveria melhor estreia para o palco do que ser utilizado com um conjunto de renome nacional? "Diapasão".
Nos dias de hoje, o palco já não tem a utilidade, que se imaginava vir a ter pois, nos dias de festa, os próprios conjuntos convidados trazem os seus palcos nos seus respectivos camiões, ou seja, é chegar abrir e está pronto a actuar.
Mas uma coisa é certa, dia de Festa em Vale das Fontes é dia de alegria, animação e vale a pena passar por cá.
Fica feita a promessa de em breve falar das nossas festas e dos nossos Santos.

Sem comentários: