domingo, 1 de fevereiro de 2009

PÂO E FOLARES

Após a criação dos fornos, estes são como já referimos para fazer diversas especialidades da aldeia, entre eles a fabricação de pão, bolas de carne e folares, estes últimos mais na época da Páscoa.
Através de uma pequena foto-reportagem vou tentar apresentar os principais passos necessários para a obtenção das iguarias atrás referidas.
Assim, primeiramente procedesse ao amassar da farinha, com sal, água, fermento e ovos, no caso de ser bola ou folar, bem como mais alguns ingredientes.

A massa tem que repousar durante um determinado tempo, o chamado levedar, tempo este que é utilizado para preparar as formas e aquecer o forno.

Com o forno quente e a massa nas formas, é altura de colocar tudo no forno.
Algum tempo depois e com um aroma apetitoso no ar, é já possível ver o resultado de pão, bolas de carne e uns lindos folares.

Digam lá que não é de ficar com água na boca ...

4 comentários:

Anónimo disse...

De faser crescer água na boca...:-)

Anónimo disse...

De fazer crescer água na boca...:-)

Anónimo disse...

Falta-nos artigos actualizados. Trouxes-te novas fotos?

Iso

Mauro Souza disse...

Olá...encontrei por acaso o blog na internet, ao efetuar busca do brasão de Vale das Fontes. Tive a feliz notícia de que minha bisavó nasceu nessa Freguesia, e por isso efetuei as buscas. Gostaria de saber se ainda possuo parentes nessa Freguesia, passado tantos anos que minha bisavó e seus pais/irmãos migraram para o Brasil. Deixaram para trás sua terra e raízes. O sobrenome da família é 'Pinheiro', até o ponto que se sabe, originado por conta do sobrenome do avô de minha bisavó, que se chamava Ricardo Pinheiro. Se tiver alguma dica, ou alguma informação, entre em contato, meu email é maurospss@gmail.com . Obrigado