quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

FORNO COMUNITARIO

Retomando o texto do Moinho e da produção das farinhas e farelos, falamos hoje do "Forno Comunitário". Assim, após os habitantes possuírem a farinha, era necessário ter um meio para a transformar em pão e, para tal, o forno era o meio necessário, mas, como pouca gente tinha possibilidade de ter um para proveito próprio, foi criado o "forno comunitário". Este pertencia a uma família, que o abria à restante comunidade. Deste modo, sempre que alguém necessitava de o utilizar tinha que marcar com essa família e esperar por uma vaga. Como troca da utilização, as pessoas davam aos proprietários um pão como forma de pagamento.
Nessa altura e uma vez que se estava a utilizar o forno, a quantidade de produção era elevada, dado que as famílias eram numerosas e assim conseguia-se também estar mais tempo sem o utilizar.
Hoje em dia qualquer família tem um forno a lenha em casa, no entanto, os mesmos servem mais para assar grandes quantidades de carne em dias de festa e fazer os folares na altura da Páscoa, do que propriamente fazer pão.

Sem comentários: